segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Overdose de cinema!

Neste último final de semana assisti a dois filmes.
Para dosar um foi trash total e o outro nacional, muito lindo, como sabem adoro o nosso cinema, concordo que não estava numa boa fase, mas tem crescido tanto que é impossível não dizer de todo o seu potencial e sua qualidade. Principalmente roteiro.

Vamos lá!

O primeiro filme foi : O nevoeiro

O título não diz nada, o filme é daquele tipo bem trash. O texto é uma adaptação de um livro de Stephen King. Outra ficção científica que quando filmada perde todo o seu charme, a história acaba sendo mais uma no meio de tantas e seu foco principal se perde, tudo se transforma em bichos gigantescos e um fim macabro.

Pois bem, adoro terror, histórias fantástica, filmes infantis, fantasias e demais, adoro cinema. Mas este foi demais, temos cenas tensas e um texto interessante, mas nada além de atuações gigantescas, atores que se destacam, mas a história bota tudo a perder, o que vc vê é sangue e criaturas gigantescas.

O segundo filme foi : Os desafinados

Realmente estamos indo bem com nosso cinema, puxo sardinha mesmo para o nosso país. Adoro essa terrinha e esse filme é mais um resgate a nossa cultura, os modernistas e a Bossa Nova, um movimento que fez esse país crescer. O filme não retrata o modernismo, nem a Bossa Nova com grandiosidade ou com suas causas e efeitos, mas conta uma história de músicos e interpretes, que como os personagem batalharam para obter reconhecimento.

A fantasia do mundo fatástico que é estar nos EUA, dor, sofrimento, espectativas não alcançadas e demais. Política opressora, censura, alegrias diversas, droga, sexo, muita musica e alegrias diversas. O filme não sai da linha bem Brasil, mas é uma graça, a histórias são encantadoras e o fato de usarem algumas músicas de nosso repertório histórico da toda a graça ao filme.

Mas vamos as críticas. Temos um pequeno, mas grave problema quando produzimos um filme que conte histórias de cantores, excelentes atores no elenco, mas Rodrigo Santoro e Cláudia Abreu contando foi demais. Rodrigo parece ter usado sua própria voz, já Cláudia um playback muito feio, pois a voz da cantora não era nem parecida com a da atriz, acho eu. Jair Oliveira, teve uma participação nada caliente, morno começou e frio saiu.

Tirando esses pequenos problemas, o filme é uma graça e nos traz emoções diversas, conta um pouco de nossa história, com personagens diferentes, mas com conteúdo igual.

Um comentário:

Celso Faria disse...

Seu blog ainda está com defeito por aqui. Mas que legal ver que está indo ao cinema. Quero assistir Desafinados, mas tenho preguiça desses filmes que parece novela das oito. Abs e boa semana, procê!